A Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) de 2024 acontece entre os dias 30 de novembro e 8 de dezembro, consolidando-se como um dos maiores eventos do setor editorial no mundo. Os dias dedicados aos encontros profissionais ocorrem entre os dias 2 e 4 e são organizados pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado em parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A participação também conta com o importante apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Neste ano, nove autores brasileiros já têm presença confirmada: Alexandre Alliatti, Mariana Salomão Carrara, Rita Maria Carelli, Amanda Julieta, Lucrecia Zappi, Djamila Ribeiro, Ana Fátima, Giovanna Carvalho Sant’Ana e José Henrique Bortoluci. O estande exclusivo do Brasil contará com a participação de dez editoras nacionais: Girassol Brasil, Callis, Carochinha, PAE, Global Editora, UNICAMP Press, Panda Books, Mil Caramiolas, VR Editora e CEDIC International/Bombom Books. Esse espaço será estratégico para apresentar o potencial do mercado editorial brasileiro e promover networking entre editoras e profissionais de diversos países.
Já a delegação da CBL é composta por sua presidente, Sevani Matos; a diretora executiva, Fernanda Garcia; a diretora Karine Pansa, que também preside a International Publishers Association (IPA); e a coordenadora de relações internacionais, Rayanna Pereira. A programação da equipe inclui a participação em reuniões estratégicas, como o encontro do Grupo Interamericano de Editores (GIE) no dia 1º de dezembro, e no Congresso da IPA, que ocorrerá de 4 a 6 de dezembro. Outras atividades incluem encontros com editores e profissionais no estande brasileiro durante as Jornadas Profissionais e eventos de networking.
Também haverá mesas de discussão e sessões de autógrafos, abordando temas como a literatura contemporânea, questões sociais e culturais, e a produção literária de mulheres negras. Além disso, no dia 4, às 14h, acontecerá o Caipirinha Hour, um evento especial durante a participação brasileira na FIL 2024. Com o apoio da MVB, o evento será uma oportunidade para os participantes conhecerem um pouco mais sobre a cultura brasileira em um ambiente descontraído.
O Brasil também estará presente com o programa Destinação Brasil e outras atividades no estande, promovendo o intercâmbio cultural e fortalecendo a visibilidade das obras brasileiras no cenário internacional. A participação de Djamila Ribeiro, que discutirá a experiência das mulheres negras no Brasil, marcará o encerramento da programação.
“A participação brasileira na Feira do Livro de Guadalajara é uma oportunidade única para reafirmar nossa presença no cenário literário internacional”, destaca Sevani Matos. “Estar presente neste evento permite que nossos escritores e editoras estabeleçam novas conexões, abrindo portas para futuras colaborações e para o reconhecimento global da produção literária do Brasil”, conclui.
Já Rayanna Pereira ressalta a importância da Feira para a promoção da literatura brasileira no mercado global. “A participação no evento oferece uma plataforma valiosa para divulgar nossas obras, especialmente com a presença de autores como Djamila Ribeiro, Rita Maria Carelli e Alexandre Alliatti, entre outros talentos”, afirma.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial. As iniciativas que contemplam as feiras internacionais do calendário com estande próprio contam, ainda, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, o MRE. Tem interesse em participar do Brazilian Publishers? Então entre em contato com a Ana Claudia Paiva por meio do e-mail: anaclaudia@cbl.org.br e realize a adesão ao Programa.
Sobre a CBL
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as ações da entidade são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.