- A nova versão especial da Ferrari 296 GTS foi revelada, destacando-se como um supercarro híbrido de alto desempenho.
- A Ferrari 296 Speciale A estabelece o novo padrão para a linha de produção, em termos de emoções de condução e é destinada a quem não quer abrir mão do “encanto” da condução ao ar livre.
- O trem de força híbrido tem uma potência combinada de 880 cv.
- Graças ao renomado sistema RHT da Ferrari, o 296 Speciale A amplia ainda mais a experiência de direção tanto para o motorista quanto para o passageiro.
- Medidas de redução de peso, uma configuração de suspensão dedicada e a estratégia de impulso extra proporcionam ainda mais envolvimento do motorista.
A Ferrari apresentou seu mais recente modelo de versão especial, o 296 Speciale A, um spider híbrido plug-in com motor central traseiro. O carro se junta à Scuderia Spider 16M, ao 458 Speciale A e ao 488 Spider, uma dinastia ultra exclusiva de versões especiais dos Spiders da Ferrari derivados da Berlinetta e visa se tornar a nova referência da linha – e também do mercado automotivo – em termos de emoções ao dirigir com a capota abaixada.
A Ferrari 296 Speciale A adiciona a capota rígida retrátil (RHT) às incríveis qualidades de dirigibilidade ágil, capacidade de resposta e estabilidade do cupê, qualidades que somadas ao apelo adicional de ser conduzido ao ar livre, o tornam incomparável. Esta versão especial não só multiplica o desempenho já extraordinário do 296 GTS, como também introduz uma sensação de previsibilidade e intuitividade que o torna um carro diferente de qualquer outro.

Concebido para o ferrarista que exige uma experiência de condução inigualável, o 296 Speciale A representa o novo ápice deste tipo de modelo e é dedicado aos proprietários que buscam a sensação especial de estar ao volante de um carro de luxo com desempenho extraordinário.

Grande atenção foi dedicada à redução de peso, crucial para aumentar a emoção ao dirigir. O peso total foi reduzido em 50 kg em comparação com o 296 GTS, graças ao uso de materiais como fibra de carbono em algumas peças da carroceria e titânio nos componentes do motor. A relação peso/potência resultante é de apenas 1,69 kg/cv, um recorde para uma Ferrari Berlinetta Spider com tração traseira, reforçando sua posição como conversível de elite.

O 296 Speciale A é caracterizado pelas linhas limpas e refinadas. Com a capota aberta, representa uma versão ainda mais exclusiva do conceito de uma Berlinetta conversível. A preservação das principais características do 296 Speciale exigiu uma fase intensa de análise técnica, com o objetivo de minimizar o impacto das modificações externas, consolidando sua performance automotiva.

A equipe do Centro de Estilo Ferrari, liderada por Flavio Manzoni, conseguiu combinar as proporções da parte traseira do 296 Speciale com a necessidade de embutir o teto rígido retrátil (RHT) dentro do compartimento do motor. No 296 Speciale A, a tampa do motor é mais rebaixada, graças à alternância entre sólidos e vazios obtida pela subtração de volumes, de modo que a parte traseira do carro assume uma aparência completamente única, enquanto a característica mais marcante da parte central é o amortecedor aerodinâmico derivado do 296 GT3.

Lançado em Rosso Dino, o 296 Speciale A está disponível com uma nova pintura, agora oferecida pela primeira vez na versão branca, composta por uma ou duas faixas longitudinais que se estendem por todo o comprimento do carro. Os clientes também podem complementar a pintura com um número de sua escolha, de 00 a 99, personalizando ainda mais este Ferrari Spider.

O design interior do 296 Speciale A segue a mesma filosofia aplicada em todas as versões especiais da Ferrari de última geração, como o aguardado Ferrari 2025. As mudanças em relação ao 296 GTS incluem soluções para simplificar o interior, com menos elementos no total e reduzir o peso, com um uso ainda mais amplo de fibra de carbono e Alcantara©. Além do uso generalizado de fibra de carbono e alumínio, a linguagem de design mais enxuta também contribui para o efeito geral de uma cabine muito mais voltada para as corridas.

Um painel de porta específico foi criado para o 296 Speciale A, composto por um único bloco de fibra de carbono com design minimalista. A maçaneta consiste em uma seção elevada de uma zona funcional que termina em uma superfície distinta e bem definida. Criando uma sensação de continuidade com o material do restante do painel, os alto-falantes do sistema Hi-Fi são incorporados a essa zona, com o som dos woofers passando por furos cortados diretamente na fibra de carbono, reforçando o caráter de lançamento Ferrari.