Batur Convertible faz sua estreia pública
- A Bentley Motors apresenta o Batur Convertible em um evento exclusivo Dubai, destacando-se no mercado de carros premium.
- Feito à mão pela Mulliner, divisão de personalização da Bentley, é o terceiro modelo artesanal da era moderna, uma verdadeira joia automotiva.
- Uma evolução do DNA da Bentley, captura a essência de um Grand Touring ao ar livre em um design bespoke inspirado no Batur, reforçando a tradição Bentley.
- Cada unidade é uma das últimas Bentleys a usar o icônico motor W12 de 750 cv, um marco na engenharia automotiva.
- Segue os modelos Bacalar barchetta de duas portas e o cupê Batur, consolidando a linha de carros conversíveis de luxo
O Batur Convertible, terceiro modelo artesanal da Bentley na era moderna, fez sua estreia global em um evento exclusivo no Bab Al Shams, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, reforçando sua posição na indústria automotiva de luxo.

Com apenas 16 unidades numeradas individualmente, o Batur Convertible é uma verdadeira peça de coleção, para os colecionadores de carros. Cada uma contará com a versão mais potente do icônico motor W12 da Bentley, um 6.0 litros biturbo de 750 cv, montado à mão, cuja produção foi encerrada neste verão europeu, tornando este um dos últimos Bentleys a receber esse lendário motor. Além do desempenho extraordinário, o Batur Convertible oferece personalização ilimitada, com cada detalhe adaptado para refletir a visão e a individualidade de seu dono.

Detalhes do design
O exterior do Batur Convertible Engineering Car, atualmente em Dubai, é mais uma demonstração do que é possível com o Mulliner Bespoke Studio. Ele exibe transições dinâmicas de cores e materiais de alta performance, ganhando vida com a pintura externa Verde Esmeralda Meia-Noite e acabamentos em Fibra de Carbono de alto brilho, características de um supercarro Bentley.
Na frente, a grade se destaca com um acabamento ousado em Titânio Escuro acetinado, exceto pela matriz da grade, que apresenta uma transição de Mandarin Brilhante para Beluga Brilhante, criando um impacto visual marcante.


No coração desse exterior ousado está a Faixa de Corrida Batur, finalizada em Porpoise Brilhante e ladeada por faixas externas em Mandarin Brilhante, ambas combinando com o couro do interior, criando uma conexão visual perfeita entre o exterior e a cabine.
A cabine reflete o exterior, com couro Verde Cumbriano e Porpoise, acentuado por costuras e debruns em Mandarin, complementados por botões de controle em titânio usinado e saídas de ar Bullseye. O acabamento em madeira é o exquisito “desvanecimento de guitarra” da Mulliner, onde uma transição de cor e textura atravessa a cabine, do Beluga brilhante à fibra de carbono de alto brilho, voltando ao Beluga brilhante, e finalizado com a assinatura sonora gravada a laser desse motor W12.

Grand Touring de dois lugares sob medida
A Bentley tem uma rica história de carros com cockpit aberto, desde o primeiro Bentley de 1919, passando pelos anos de fundação da empresa na década de 1920, até o mais recente, o Bacalar.
A arquitetura do Batur Convertible permitiu aos designers da Mulliner criar um tema que combina o design do Bacalar e do Batur, incluindo a versatilidade de um conversível. Os designers também optaram por destacar o caráter de dois lugares com um cockpit “envolvente” inspirado no design do Bacalar.

Personalizado e único
O Mulliner Bespoke Studio trabalhará com cada cliente para co-criar cada Batur Convertible, utilizando um software exclusivo de personalização interno com tecnologia automotiva avançada. Ele adota uma abordagem única de “menu aberto” que permite customizar qualquer parte do carro em cor e acabamento, trazendo cada visão à vida. Amostras infinitas de materiais exclusivos trazem textura e sensação ao processo, com os resultados sendo verdadeiramente individuais e criados pelo cliente, limitados apenas por sua imaginação.

A escolha de pintura é ilimitada, começando com a paleta completa de cores da Mulliner e indo além, com tintas totalmente personalizadas e até elementos pintados à mão. As peças metálicas externas podem ser em qualquer combinação de claro e escuro, acetinado ou brilhante, ou até mesmo titânio. Outra opção sutil disponível é uma cor de contraste gradiente na grade frontal, permitindo um vibrante efeito ombré.


Na cabine, a opção altamente exclusiva de ouro rosa impresso em 3D inclui pontos de contato principais do motorista, como o Seletor de Modo de Condução Bentley, que envolve o botão de partida/parada e é usado para mudar os modos do chassi. O destaque de uma cabine requintada, o seletor complementa o design da grade frontal. O ouro rosa também pode ser aplicado aos controles de ventilação Organ Stop no painel, assim como no volante.
A Bentley Mulliner colaborou com ourives especializados baseados no histórico Jewellery Quarter de Birmingham, Inglaterra, onde joias são feitas há séculos, para criar essas peças únicas. Essa colaboração especial destaca a capacidade da Bentley de combinar novas tecnologias automotiva avançadas com materiais e técnicas de acabamento mais tradicionais.

Exclusivo e poderoso
Cada Batur Convertible será feito à mão ao longo de vários meses na oficina da Mulliner, na fábrica neutra em carbono da Bentley em Crewe, Inglaterra. O Batur apresenta a versão mais potente do icônico W12 da Bentley, um motor 6.0 litros biturbo de 750 cv, montado à mão, que tem sido, literal e metaforicamente, o motor do sucesso da Bentley nas últimas duas décadas.

Para o trem de força W12 que o Batur Convertible compartilha com seu equivalente cupê, um sistema de admissão revisado, turbocompressores aprimorados, novos intercoolers e uma recalibração extensiva permitem 750 cv e 1.000 Nm de torque, proporcionando um desempenho excepcional para este grand tourer de topo. Esse desenvolvimento do motor celebra suas conquistas ao longo de 20 anos, período em que foi aprimorado para produzir quase 40% mais potência, enquanto melhora a economia de combustível em 25%.
