A ROWEN Wine Company, a mais nova marca da icônica Rodney Strong Wine Estates (RSWE) do Condado de Sonoma, especializada em vinhos ultraluxuosos e de alta altitude, conquistou três pontuações perfeitas de 100 pontos na análise do The SOMM Journal das safras de 2018 e 2019. Os vinhos laureados foram o 2018 “600R”, o 2019 “600R” e o 2019 “600L”, conforme verificação da jornalista Meridith May e serão destaque na edição de dezembro de 2024/janeiro de 2025 da revista.
Todos os três vinhos de alta altitude são cuidadosamente selecionados e elaborados no estilo Bordeaux blend. A denominação “600” faz referência aos barris de carvalho francês de 600 litros utilizados na fermentação e envelhecimento. O sufixo “R” nos vinhos 600R indica uma composição predominante de Merlot e Cabernet Franc, típica da margem direita (Right Bank) de Bordeaux, enquanto “L” nos vinhos 600L se refere a uma composição baseada principalmente em Cabernet Sauvignon, característica da margem esquerda (Left Bank).
É a primeira vez que um vinho da RSWE alcança uma pontuação perfeita, um feito notável considerando os 65 anos de história da vinícola. Tom Klein, atual proprietário e terceira geração da família, adquiriu a vinícola há 35 anos.
Lançada em 2019, a ROWEN Wine Company é um estudo de terroir focado em 200 acres de vinhedos plantados no The Cooley Ranch, uma propriedade remota e histórica nas montanhas acima do Lago Sonoma, no extremo norte do Condado de Sonoma.
Os solos metamórficos vermelhos e a alta altitude do Cooley Ranch, situados acima da linha de neblina, produzem uvas com intensa concentração de sabores e taninos maduros, resultando em vinhos extraordinários, segundo o enólogo Justin Seidenfeld. No antigo jargão agrícola anglicano, uma “rowen” é uma segunda colheita, ou seja, um presente tardio da natureza. Tom Klein desafiou Seidenfeld a produzir os melhores vinhos da história da RSWE e para isso investiu na construção de uma vinícola de última geração, “The Boneyard”, equipada com fermentadores projetados especificamente para as uvas do Cooley Ranch.
Essa paixão pela inovação se estendeu a outros vinhedos da RSWE, como Alexander’s Crown, Rockaway, Brothers e River West Vineyards, que passaram por um replantio multimilionário a partir de 2018.
“ROWEN é onde eu exploro as coisas que fantasio para surpreender e encantar nossos clientes. Neste caso, resultou em alguns vinhos muito especiais”, afirma Seidenfeld. De produção limitada, os vinhos ROWEN são fermentados e envelhecidos por 24 meses em barris novos de carvalho francês com 600 litros e feitos sob medida. Embora diferentes em perfis de sabor, todos compartilham estrutura, densidade, equilíbrio, complexidade e pureza de fruta. Para Seidenfeld, são o auge do portfólio.
Nos confins do Condado de Sonoma, no alto de montanhas ondulantes ao redor de um lago brilhante, há um lugar onde uma inesperada dádiva deu início a uma nova abordagem para a produção de vinho. Este local, o Cooley Ranch Vineyard de 20.000 acres, tem uma longa e colorida história de aventuras, incluindo quatro gerações de experiências de uma família domando o interior selvagem.
Outras avaliações da ROWEN Wine Co. pelo The SOMM Journal incluem:
- 2018 “2040” Cabernet Sauvignon – 99 pontos
- 2019 “2040” Cabernet Sauvignon – 99 Pontos
- 2018 Cooley Ranch Cabernet Sauvignon – 98 pontos
- 2019 Cooley Ranch Cabernet Sauvignon – 98 pontos
- ROWEN 2018 Red Blend – 95 Pontos
- ROWEN 2019 Red Blend – 96 Pontos
Sobre Rodney Strong Wine Estates
A Rodney Strong Wine Estates é uma empresa familiar de vinhos que inclui a Rodney Strong Vineyards, a Davis Bynum Winery e a ROWEN Wine Company. A Rodney Strong Wine Estates cultiva de forma sustentável doze vinhedos e produz vinhos das melhores denominações do Condado de Sonoma –
Alexander Valley, Russian River Valley, Chalk Hill, Knights Valley e Sonoma Coast. A Rodney Strong Vineyards foi fundada em 1959 pelo pioneiro do vinho do Condado de Sonoma, Rodney D. Strong, como a 13ª vinícola vinculada do condado. A empresa aspira conservar e proteger o meio ambiente em todas as suas operações por meio de práticas sustentáveis, energia solar e agricultura favorável aos peixes. A família Klein, uma família de agricultores da Califórnia de quarta geração, entrou no negócio de vinhos com a compra da Rodney Strong Vineyards em 1989.