Família celebra 30 anos de legado de Ayrton Senna em Gala Dinner inédito
O Clube Monte Líbano, em São Paulo, foi cenário de um evento grandioso e emocionante: um Gala Dinner em homenagem ao legado de Ayrton Senna dentro e fora das pistas. O evento teve como antifriões Viviane Senna, irmã de Ayrton e Presidente do Instituto Ayrton Senna e Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1. A comemoração não apenas enalteceu o legado de Ayrton, mas também celebrou as conquistas do Instituto Ayrton Senna ao longo de três décadas de trabalho em prol da educação.
O evento reuniu amigos, companheiros de corrida e do automobilismo, artistas, empresários, patrocinadores e apoiadores, todos comprometidos em manter vivo o sonho do piloto de transformar o Brasil por meio das crianças e jovens.
“Ficamos felizes de dividir este momento com tantos amigos e personalidades relevantes do nosso país. Ayrton deixou um legado: a certeza de que todos podemos ser vencedores. Nesta noite, celebramos como Ayrton de fato fez do Brasil, um país campeão em Fórmula 1. Hoje, ele continua perpetuando seu legado por meio do trabalho do Instituto Ayrton Senna, que tem a missão de vencer uma nova pista: a da educação. O Instituto tem como missão tornar milhões de crianças e jovens brasileiros a serem vitoriosas na escola e na vida!”, afirmou Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna.
Com Ana Paula Padrão como mestre de cerimônias e a participação especial do amigo de Ayrton e narrador esportivo Galvão Bueno, a noite foi repleta de momentos inesquecíveis. “O nosso herói dos domingos era o Ayrton Senna do Brasil! Eu me sinto feliz de ter criado esse nome para ele, pois ele sempre acreditou na potência do nosso país”, confessou Galvão.
Convidados foram recebidos por exposição de LED com trajetória do piloto
Guiados pela luz de Senna, os convidados vivenciaram uma experiência imersiva e interativa sobre o legado de Ayrton Senna nas pistas e fora delas, por meio das conquistas do Instituto Ayrton Senna. A exposição apresentou marcos importantes na trajetória do piloto e do Instituto. Iniciando a mostra com a história de Ayrton e como ele tinha um enorme potencial que foi desenvolvido, os convidados logo de início se emocionaram com imagens de suas grandes vitórias.
Na sequência, estavam expostos diversos itens do piloto, como o primeiro capacete usado nas corridas de Kart; seu famoso macacão da McLaren (1991) e alguns troféus, como o do GP do Brasil em 1991 e o Troféu FIA de Campeão, de 1988.
A exposição também foi além das conquistas esportivas de Ayrton Senna e destacou o legado transformador do Instituto Ayrton Senna na educação brasileira ao longo dos últimos 30 anos. A exposição partiu da ideia de como sementes podem crescer e se tornar lindas árvores como metáfora para exemplificar o potencial que cada estudante tem de se desenvolver por completo. Assim como as sementes lançadas ao solo fértil, a atuação do Instituto foi ganhando raízes, firmando-se e crescendo em projetos e programas que hoje florescem em salas de aula pelo país.
Alok comanda o Gala Dinner
Além de fã do piloto, Alok é um dos 33 artistas que integram o projeto “Senna Driven”, uma plataforma musical que transporta valores e trajetória de superação de Ayrton Senna para o universo da música eletrônica. O álbum, fruto de uma parceria entre a marca Senna, Bulldozer e Universal Music Group Network, já esta disponível ao público desde o dia 1 de novembro.
Jantar assinado pelos chefs Edu Guedes e Marcelo Magaldi celebrou sabores apreciados por Ayrton Senna
O cardápio do jantar em homenagem a Ayrton Senna foi cuidadosamente elaborado por Edu Guedes e o chef Marcelo Magaldi, com o objetivo de trazer os gostos e a memória do ídolo brasileiro. Cada prato foi pensado para proporcionar uma experiência gastronômica marcante, respeitando os sabores que Ayrton apreciava.
Kobra realiza live painting em homenagem ao piloto
Outro destaque da noite foi a participação do artista Eduardo Kobra, que realizou uma ‘live painting’ em homenagem a Ayrton Senna, capturando, com núcleos vibrantes e traços poderosos, a essência do piloto. Em um mural de 300 x 300 cm intitulado “Grand Prix”, Kobra celebrou a determinação e a paixão que definiram Senna tanto nas pistas quanto em sua vida pessoal.
Jantar foi marcado por leilão de experiências inéditas e itens do acervo do ídolo
Dentre tantos momentos marcantes, um leilão de itens e experiências exclusivas também surpreendeu os convidados. Reunindo experiências inéditas e itens de luxo e exclusivos, foram organizados vários lotes que transportaram todos os convidados ao mundo de Ayrton. Toda a renda arrecadada será revertida para as iniciativas educacionais do Instituto Ayrton Senna.
Sob a condução de Henri Zylberstajn, o leilão apresentou peças e oportunidades que destacaram a trajetória e a memória do piloto, como Jóia Okubo (pingente de capacete de ouro 18 k, amarelo e branco, cravejado com diamantes brancos, safiras e esmeraldas); Um pneu Pirelli personalizado (Pole Position Award) autografado; Macacão Charles Leclerc autografado ; Escultura busto Ayrton Senna, série Speed, de Lalalli Senna, com assinatura de Neide Senna, mãe de Ayrton Senna e Macacão do Lando da McLaren usado no GP Monaco 2024 em homenagem ao Senna.
Toda a arrecadação do leilão será destinada a manter os projetos do Instituto Ayrton Senna.
Parceiros do Instituto também marcaram presença no jantar
O Gala Dinner contou com o patrocínio de diversas empresas comprometidas com a transformação pela educação. O evento teve patrocínio de Itaú, Monroe, Arcos Dorados, Fragnani, Shell, Nomad, Guaraná Antártica, Pirelli, Lenovo, Heineken, Moët & Chandon, FTD e RTSC.
Presenças
Entre os convidados estavam amigos, antigos companheiros de corrida e do automobilismo, empresários, patrocinadores, membros da imprensa e personalidades inspiradoras que, ao lado do Instituto, perpetuam o legado de Senna, ampliando vitórias além das pistas e contribuindo para transformar vidas por meio da educação. Dentre eles, marcaram presença Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo. Do mundo do automobilismo, marcaram presença os pilotos Sebastian Vettel, Rubens Barrichello, Felipe Massa e Emerson Fittipaldi.
Para conhecer os projetos, pesquisas e programas desenvolvidos pelo Instintos e saber como se tornar um parceiro desta corrida, acesse www.institutoayrtonsenna.org.br