Sábado, 21 de dezembro de 2024
São Paulo-SP, Brasil

Eleição da Montadora foi realizada pela Consumidor Moderno a CX Brain e a Opinion Box
Aeronaves serão operadas pelo Comando de Aviação da Polícia para missões de aplicação da lei
Aeronave oferece cabine luxuosa, combinando conforto, desempenho e confiabilidade
Acordo com a Coty marca o início de uma parceria com foco, criatividade e inovação

Estreia global do V12 Super-GT ‘Supercat’ da TWR

Carro foi projetado por uma equipe que representa alguns dos nomes celebrados do automobilismo, incluindo as escuderias: McLaren, Ferrari, Porsche e Williams

Publicidade

A TWR revelou formalmente o Supercat, seu novo Super-GT radical, baseado no lendário Jaguar XJS. Amplamente aguardado para o verão de 2024, o Supercat já recebeu elogios de clientes e comentaristas antes de seu lançamento público. O carro foi projetado por uma equipe composta por alguns dos nomes mais renomados do automobilismo, incluindo McLaren, Ferrari, Porsche, Williams e Renault F1. A equipe é liderada por Fergus Walkinshaw, diretor e cofundador da TWR, filho de Tom Walkinshaw, o reverenciado construtor e piloto por trás do TWR original, que levou os Jaguars à vitória no Campeonato Europeu de Carros de Turismo, Spa 24 Horas e Bathurst na década de 1980.


Um verdadeiro TWR Super-GT

O Jaguar XJS serve como base essencial para o TWR Supercat, que também incorpora elementos de design inspirados em outros Jaguars de corrida icônicos da época, como o XJR-9, o XJR-15 e o supercarro XJ220.

Fiel à sua herança automobilística, o Supercat apresenta tração traseira e uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, proporcionando uma experiência de direção autêntica e totalmente analógica. Sob seu longo capô esculpido, feito de fibra de carbono, encontra-se um formidável motor V12 superalimentado, desenvolvido internamente pelos engenheiros da TWR. Essa unidade de potência produz impressionantes 660 cv e 730 Nm de torque.


A filosofia da TWR destaca que carros excepcionais não são definidos apenas pela potência bruta. Isso se reflete em um conjunto de melhorias de engenharia que garantem ao Supercat destaque tanto em pistas quanto em estradas exigentes.

Para lidar com o aumento significativo de potência, o chassi foi reforçado com uma estrutura tubular de aço integrada. Além disso, os painéis leves da carroceria em fibra de carbono contribuíram para uma redução de 9,3% no peso em relação ao Jaguar XJS original (1.605 kg contra 1.770 kg).


Recursos adicionais incluem freios a disco de cerâmica de carbono, controle de tração programável, controle de largada e cinco modos de condução. Esses modos permitem ajustes na dinâmica do carro para diferentes condições de estrada e pista.

A suspensão double wishbone, combinada com um sistema de amortecimento dinâmico ativo, oferece uma condução confortável em viagens longas e a precisão necessária para altas performances em pista. Essa dualidade é um dos pilares do Super-GT, que cumpre a missão de ser um carro capaz tanto de turismo em alta velocidade quanto de desempenho vigoroso em pista.


O Supercat também preza pela praticidade. Os assentos traseiros foram substituídos por uma ampla área de bagagem, ideal para viagens de longa distância — uma característica essencial no DNA do Super-GT. Internamente, o conforto é elevado por uma cabine modernizada que combina recursos contemporâneos com o design clássico do Jaguar XJS.


Inclui-se uma interface multimídia digital com compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, enquanto as configurações de suspensão e direção podem ser ajustadas intuitivamente. Os bancos de couro com estrutura de fibra de carbono estão disponíveis em um design contemporâneo ou em uma opção “hereditária”, que remete às venezianas do assento original do XJS.

TWR está aceitando encomendas para o Supercat, cuja produção será estritamente limitada a apenas 88 exemplares no mundo todo, em homenagem à famosa vitória de Tom Walkinshaw com o XJR-9 em Le Mans em 1988. As primeiras entregas aos clientes são esperadas para o verão de 2025.


Cada Supercat é construído sob encomenda, e os clientes têm uma ampla gama de opções de personalização. Pedidos já foram feitos nos Estados Unidos, Reino Unido, Europa, Ásia e Oriente Médio em configurações de volante à direita e volante à esquerda.

Os preços variam de acordo com as especificações individuais, mas começam em £ 225.000, excluindo impostos locais. Um número limitado de vagas de construção permanece aberto, com um depósito de £ 35.000.


Sobre a TWR

Fundada em 2020 pelo filho de Tom Walkinshaw, Fergus Walkinshaw, juntamente com seu parceiro de negócios John Kane, a TWR visa estender o famoso nome ao mundo automotivo moderno. Embora seja uma entidade separada da Tom Walkinshaw Racing original, a nova empresa compartilha muito do DNA e do espírito que ajudaram a marca TWR original a se tornar líder mundial em engenharia de desempenho e automobilismo. De sua base em Newbury, Berkshire, a TWR está fazendo seu nome como construtora de automóveis sob medida para uma geração totalmente nova, buscando proteger e aperfeiçoar a experiência de direção analógica com seus produtos, ao mesmo tempo em que trabalha com fabricantes líderes de classe para ajudar a maximizar o potencial de suas ofertas.

www.twrperformance.co.uk 

Publicidade

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

As principais notícias em sua caixa de entrada

Publicidade

Publicidade