Sexta-feira, 01 de agosto de 2025
São Paulo-SP, Brasil

Challenger 3500 conecta cidades da América Central e grandes capitais
Valorização de Bolsas Hermès no mercado brasileiro ganha destaque
Empresa escolheu modelo por sua versatilidade e modernidade
Hospedagem boutique com gastronomia exclusiva e vistas deslumbrantes

CASACOR São Paulo 2025 arquitetura e design com tema Semear Sonhos

Mostra de design com 71 ambientes une inovação sustentabilidade e experiências sensoriais

Publicidade

A 38ª edição da CASACOR São Paulo, principal mostra de design e exposição de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, ocupa pela primeira vez o Parque da Água Branca, de 27 de maio a 3 de agosto. Com o tema “Semear Sonhos”, o evento convida o visitante a mergulhar em mais de 71 ambientes assinados por renomados profissionais, além de três instalações artísticas, ocupando uma área construída de mais de 10 mil m² no coração de um parque urbano com vegetação de Mata Atlântica preservada.

“Esta edição marca um novo momento para a CASACOR enquanto negócio e plataforma. O Parque da Água Branca nos oferece a oportunidade de unir conteúdo, experiência e responsabilidade ambiental em um mesmo território”, destaca André Secchin, CEO da CASACOR. A mostra de design reforça tendências de arquitetura que integram inovação e sustentabilidade.

Em um dos casarões do Parque, a Deca apresenta o ambiente “Entre-Copas” assinado pelo renomado arquiteto João Armentano que redefine o conceito de cozinha contemporânea. Com 233m² de área interna e 19m² de varanda, o ambiente explora a relação entre arquitetura sustentável e natureza por meio de um projeto que privilegia a luz natural, a fluidez dos espaços e uma experiência única.

Foto Juliano Colodeti MCA


O ambiente traduz o conceito de “cozinha de estar” – um espaço que transcende sua função prática para se tornar palco de convívio e conexão. “Quisemos criar um ambiente onde o ato de cozinhar se transforma em experiência. Aproveitamos a localização privilegiada entre as copas das árvores para estabelecer um diálogo constante entre interior e exterior”, explica João Armentano. A proposta reflete tendências de arquitetura que valorizam experiências sensoriais.

Foto Juliano Colodeti MCA


A cozinha de estar foi projetada para oferecer versatilidade e estimular a convivência. A bancada principal, feita em Petra Sólida Preto da Portinari, funciona como peça central do ambiente e reúne soluções que combinam praticidade e interação. A Cuba Funstation, junto ao Monocomando Deca Inside, foram posicionados estrategicamente para facilitar o preparo das refeições. A Cuba Supra Hide atua como apoio no manuseio dos alimentos, enquanto as Calhas Organizadoras percorrem quase toda a extensão da bancada. O mobiliário, disposto ao redor da peça, reforça a proposta dinâmica do projeto, que tem as laterais da bancada revestidas com a lâmina Absoluto da Duratex.

Os arquitetos André Bastos e Pedro Luiz de Marqui apresentam o ambiente “Arcádia Banco BRB” na 38ª edição da CASACOR São Paulo. A proposta marca a primeira colaboração da dupla com a Decameron, referência em mobiliário de alto padrão com design autoral e ocupa 140 m² no edifício principal do Parque da Água Branca, com varanda e vista privilegiada para o verde.

Foto Israel Gollino


Inspirado no mito da Arcádia — um paraíso utópico onde natureza, cultura e prazer coexistem em harmonia —, o ambiente propõe uma pausa sensorial no coração da cidade, convidando o visitante a experimentar um novo tempo, em que os sentidos despertam e a abundância da vida é celebrada. Este espaço destaca inovação em design e experiências sensoriais únicas.

O espaço funciona como uma instalação poética, onde a natura não é apenas cenário: ela invade o ambiente, reencanta o cotidiano e se entrelaça ao design contemporâneo em camadas simbólicas. Com bar e balcão para coquetelaria, cozinha de apoio, galeria e uma ampla varanda com lounges, o Arcádia BRB propõe contemplação, convivência e prazer em meio ao verde.

Foto Israel Gollino


A Celmar, referência em mobiliário planejado de alto padrão, marca presença com soluções criativas e acabamentos sofisticados, transformando ambientes em espaços únicos, funcionais e cheios de personalidade. Presente em projetos distintos da mostra de design, a marca se destaca pela habilidade em desenvolver móveis e acabamentos personalizados que valorizam cada espaço com elegância e inovação em design.

Espaço Casa Brastemp – Studio Roca – Foto Denilson Machado MCA..


“Participar de mais uma edição da CASACOR São Paulo é sempre motivo de orgulho para a Celmar. Este evento de arquitetura é uma vitrine importante para apresentarmos ao público e aos profissionais do setor o que temos de mais inovador em design de interiores, funcionalidade e qualidade. Estar ao lado de grandes nomes da arquitetura sustentável e do design contemporâneo reafirma o nosso compromisso com a excelência e com a valorização do morar bem”, destaca Rodrigo Martines, diretor da Celmar.

Espaço Casa Toushi da Duratex – Bruno Carvalho – Foto Denilson Machado MCA..


No ambiente Casa Toushi da Duratex, assinado pelo arquiteto Bruno Carvalho, a Celmar foi responsável pelo acabamento das paredes e do teto com painéis em madeira Nogueira Bourbon. A cama no mesmo material e o painel retro iluminado usinado, aplicado no entorno da Casa de Chá, também foram desenvolvidos pela marca, sintetizando o conceito do projeto inspirado na cultura chinesa e na decoração de interiores.

Foto Denilson Machado MCA


Na Galeria de Artes Luciana Brito, assinada pelo escritório Marcos Serrano Miralles Arquitetura, a Celmar desenvolveu a estrutura orgânica do banco e a porta de metalon no pórtico, com aplicação de palha. Também criou caixas curvas no acabamento Aura e jardineiras sob medida para o cultivo de plantas, contribuindo para um ambiente contemporâneo e sofisticado, ideal para a exposição de obras de arte.

Foto Bia Nauiack


E na Casa Brastemp, projetada pelo Studio Roca, dos arquitetos Caio e Carlos Carvalho, a marca integrou a marcenaria da cozinha revestida no acabamento Etna e revestiu o teto do ambiente de 170 m² com acabamento amadeirado Oca, promovendo uma fusão harmoniosa entre aconchego e design contemporâneo. Já nos compartimentos da lavanderia, foram aplicados os acabamentos Color Matte, com pintura fosca e metalizada na cor champagne, reforçando a atenção aos detalhes e à sofisticação.

Foto Denilson Machado MCA


Já o espaço “Casa Viva” de Henrique Freneda propõe morada afetiva e sustentável em loft de 30 m² na CASACOR São Paulo 2025. Assinada pelo designer de interiores, a Tiny House integra arte, design de interiores, funcionalidade e inovação em design, atributos interligados com memória afetiva e sustentabilidade. Pensado para um homem moderno e bem-sucedido, o projeto do designer de interiores Henrique Freneda, une emoções e simplicidade alinhadas ao lifestyle contemporâneo. Sua concepção evoca finalidade e sofisticação constituídas em uma atmosfera pautada na arquitetura sustentável. Envolvida em uma caixa de vidro que tira partido do sistema de construção sustentável a seco, a casa integra o espaço ao jardim do paisagista Luciano Zanardo.

Foto Roberta Gewehr


Após o grande sucesso em quatro participações em edições realizadas em Ribeirão Preto, o escritório Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores celebra sua estreia na CASACOR São Paulo 2025 com um projeto que é uma verdadeira viagem ao tempo. Tendo como um dos pilares de atuação projetos que resgatam a memória e trazem novos ares a imóveis antigos, entre eles, sedes de fazendas, o arquiteto Gabriel Figueiredo e o designer de interiores Fabricio Frezza levam para a maior mostra de design e exposição de arquitetura das Américas o Amado Hotel, uma proposta de ocupação inteligente que enfatiza a relevância do passado como norteador fundamental para a construção de um futuro mais afetivo e humano.

Foto Carolina Mossin


O ponto de partida para o projeto foram as memórias afetivas do próprio Gabriel, que, quando criança, costumava visitar com os pais as exposições agropecuárias realizadas no Parque da Água Branca, local que recebe a 38ª Edição da CASACOR São Paulo. Assim, o ambiente tira partido da história do espaço para apresentar um lobby intimista, aconchegante e repleto de detalhes que convidam os visitantes a mergulharem no universo de um imaginário hotel boutique, reverenciando o passado e, principalmente, a arquitetura sustentável do parque.

Foto Carolina Mossin


A programação da CASACOR também reflete seu compromisso com inclusão e cultura. Haverá, semanalmente, quatro horários com entrada gratuita, mediante agendamento via App CASACOR (às terças e quartas-feiras, a partir das 18h). Além disso, 30% da mostra de design terá acesso gratuito permanente ao longo de todo o período do evento, mediante cadastro, além de Rodas de Conversa em parceria com o Museu das Culturas Indígenas.

Todas as construções são temporárias e seguem as diretrizes de tombamento, com melhorias realizadas nos prédios, tais como limpeza interna, higienização das fachadas, instalação de elevadores para acessibilidade, manutenção das coberturas, remoção de divisórias danificadas por cupins e implementação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), sob supervisão dos órgãos de patrimônio. O evento conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e do Governo do Estado de São Paulo. A 38ª edição tem patrocínio master da Deca; Banco Oficial BRB; Carro Oficial Peugeot; Tinta Oficial Coral; além dos patrocinadores locais Duratex e Brastemp. Conta também com apoio local da Portinari.

“A CASACOR é um evento de arquitetura efêmera. Tudo que foi construído será desmontado com o máximo cuidado, respeito e responsabilidade com o patrimônio do Parque. Nosso compromisso é trazer aos seus frequentadores inspiração, além de promover melhorias aos imóveis utilizados”, explica Darlan Firmato, Diretor de Operações. Este evento de arquitetura destaca-se por promover tendências de arquitetura e decoração de interiores com responsabilidade ambiental.


CASACOR São Paulo 2025
Parque da Água Branca, Rua Dona Ana Pimentel, 37
De 27 de maio a 03 de agosto de 2025
Horário bilheteria:
Terça a domingo* das 11h às 19h
*fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h.


Sobre a CASACOR
Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2025 chega à sua 38ª edição em São Paulo em um novo endereço, o Parque da Água Branca.


www.casacor.abril.com.br

Publicidade

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

As principais notícias em sua caixa de entrada

Publicidade

Publicidade