O Museu Aga Khan anuncia com orgulho um ano monumental de programas emocionantes e experiências digitais, celebrando uma década de impacto e conquistas. Com uma
programação excepcional de exposições, eventos e ofertas digitais inovadoras, o Museu
convida os visitantes a explorar sua jornada inspiradora de promoção de conexões por meio
do diálogo intercultural.
O Museu Aga Khan tem aumentado constantemente seu impacto como um farol de
intercâmbio cultural, fomentando a compreensão e a apreciação da rica e diversa
tapeçaria das culturas muçulmanas e sua interconexão com o mundo”, reflete a
Dra. Ulrike Al-Khamis, Diretora e CEO do Museu Aga Khan.
“À medida que esperamos impulsionar ainda mais a relevância e o impacto do Museu
no futuro, nosso compromisso em servir nosso público está mais forte do que nunca.
Estamos entusiasmados em continuar evoluindo de acordo com suas necessidades e
nosso mandato de impactar positivamente vidas e contribuir para sociedades resilientes,
pacíficas e pluralistas.
Como parte da celebração que dura um ano, os visitantes poderão desfrutar de uma
seleção de exposições que fazem referência à arquitetura espetacular do Museu e sua visão
fundadora da luz.
Museu Aga Khan: Celebrando o Passado, Reimaginando o Futuro
Em exibição: 7 de setembro de 2024–junho de 2025 Localizada na Rasheed Dhuka e Nooruddin Khawja Family Gallery, esta exposição especial é uma vitrine dinâmica de fotografias e material de vídeo, mapeando a evolução e os programas do Museu na última década. Ela convida os visitantes a refletir sobre a jornada transformadora do Museu e prevê seu futuro como um catalisador para a compreensão intercultural por meio das artes.
Em exibição até 17 de março de 2025 Uma homenagem à visão de Sua Alteza o Aga Khan da luz como inspiração para a arquitetura e o mandato do Museu, a exposição imersiva apresenta artistas contemporâneos aclamados internacionalmente de todo o mundo, cada um se envolvendo com o tema da luz. Dez instalações de tirar o fôlego exploram as diversas qualidades e simbolismos da luz — de sua presença física às suas manifestações metafóricas e espirituais. Patrocinador exclusivo: Orbital Technologies Inc. Patrocinador apresentador: Sunray Group.
Em exibição: 24 de setembro de 2024–17 de março de 2025 A Lua de Luke Jerram— a peça central da exposição de maior sucesso do Museu até o momento, A Lua: Uma Viagem Através do Tempo (2019) — retorna por demanda popular. Esta réplica da lua iluminada internamente, medindo cinco metros de diâmetro, busca nos encher de calma, esperança e admiração em tempos complexos, e nos lembrar das muitas maneiras pelas quais estamos todos conectados.
Duende Flamenco Festival : Vida Al Andalus
14 a 17 de novembro de 2024 Também em seu 10º ano , o Duende Flamenco Festival anual do Museu retorna com uma celebração da rica história do flamenco contemporâneo, influenciada por mais de 800 anos de domínio muçulmano na Península Ibérica. Misturando elementos do Rajastão, dos Bálcãs, da Turquia Otomana e do Norte da África, o festival destacará as comunidades ciganas onde o flamenco se originou e continua a prosperar.
Com vários lançamentos digitais inovadores , o Museu marca um passo emocionante para atingir públicos globais de maneiras criativas. Essas plataformas acolhem oportunidades de engajamento mais profundas para visitantes online, gerando novas maneiras de explorar a programação, ao mesmo tempo em que fornecem a melhor experiência do usuário.
- Conectado Lançado no início de 2025, o novo serviço de streaming do Museu permitirá que o público online experimente as maravilhas do Museu diretamente em suas telas. Por meio de uma assinatura anual, os membros desbloquearão acesso exclusivo a uma biblioteca crescente de conteúdo inspirador, incluindo programas públicos filmados no local e uma série de transmissões ao vivo de eventos do Museu.
- Site atualizado Priorizando a experiência do usuário e a navegação intuitiva, o novo site oferece uma jornada online intuitiva com acessibilidade aprimorada. Junto com a atualização, o Museu digitalizou 12 manuscritos históricos — algumas das obras de arte mais significativas em seus acervos. O projeto de redesenho do site e integração do sistema do Museu Aga Khan é financiado pelo Governo do Canadá sob o Community Services Recovery Fund.
- Learn O Museu lançou melhorias significativas em suas ofertas educacionais por meio de um novo recurso Learn no site recém-projetado. O Learn fornece às mentes curiosas de todas as idades acesso a uma riqueza de recursos educacionais. Os destaques do conteúdo incluem cursos on-line, recursos para professores, tours virtuais e uma seleção diversificada de vídeos apresentando artistas, curadores e especialistas no assunto — todos projetados para enriquecer a experiência de aprendizagem.
Este ano emocionante de comemorações mostra as conquistas e aspirações futuras do Museu como uma instituição de arte reconhecida local e internacionalmente, onde o diálogo inclusivo e intercultural e a conexão humana florescem por meio das artes.
Para saber mais sobre as comemorações de aniversário do Museu, visite agakhanmuseum.org
O Museu Aga Khan reconhece o apoio de seus parceiros governamentais, incluindo o Governo do Canadá, o Conselho Canadense para as Artes, o Governo de Ontário, o Conselho de Artes de Ontário e o Conselho de Artes de Toronto.
Sobre o Museu Aga Khan
O Museu Aga Khan em Toronto, Canadá, foi estabelecido e desenvolvido pelo Aga Khan Trust for Culture (AKTC), que é uma agência da Aga Khan Development Network (AKDN). Por meio de exposições permanentes e temporárias, atividades educacionais e artes cênicas, a missão do Museu é despertar admiração, curiosidade e compreensão das culturas muçulmanas e sua conexão com outras culturas por meio das artes. Projetado pelo arquiteto Fumihiko Maki, o Museu compartilha um local de 6,8 hectares com o Ismaili Centre de Toronto, que foi projetado pelo arquiteto Charles Correa. O parque paisagístico ao redor foi projetado pelo arquiteto paisagista Vladimir Djurovic.