O Rio Boat Show 2025, maior evento náutico outdoor da América Latina e um dos principais eventos no Rio de Janeiro, reuniu mais de 30 mil visitantes na Marina da Glória, marcando oficialmente o início da temporada náutica no Brasil. Com mais de 100 embarcações de luxo em exposição, o evento transformou-se em um palco de grandes lançamentos e anúncios, como o protótipo do primeiro barco movido a hidrogênio verde do país, uma iniciativa do Grupo Náutica e Itaipu Parquetec, reforçando o avanço da indústria náutica no Brasil. Foto principal por Erik Barros Pinto.

Entre os lançamentos de destaque, a Azimut Yachts apresentou o megaiate Azimut 27 Metri, com 350 m², 5 suítes e estrutura em fibra de carbono, e a Azimut Grande 25 Metri, com terraço suspenso retrátil, construída exclusivamente no Brasil. A Sessa Marine estreou nas Américas a F60, uma embarcação de 60 pés que combina luxo e design italiano, enquanto a Triton Yachts lançou a Triton Flyer 34 HT, um modelo conversível de 34 pés com preço inicial de R$ 1,3 milhão.

Além disso, o evento encantou o público com experiências como batismo de mergulho, passeios de veleiro, desfile noturno e a estreia da expedição de motoaquáticas da Sea-Doo, consolidando a náutica no Brasil como referência em inovação.

“Por mais um ano consecutivo, o Rio Boat Show mostra a sua força como alavanca ao turismo náutico e ao mercado náutico. O evento tem se consolidado como contribuidor do desenvolvimento náutico no país e o grande termômetro do mercado, surpreendendo pela geração de negócios e pelo número de visitantes qualificados, que vêm em busca de conhecer as variadas opções para o lazer sobre as águas, adquirir a sua primeira embarcação ou fazer um upgrade”, ressalta a diretora do Boat Show Eventos, Thalita Vicentini.

“O evento se firma como palco estratégico para lançamentos, com estaleiros brasileiros e internacionais optando por mostrar seus novos modelos aqui no Rio de Janeiro e trazer os modelos apresentados na última edição do São Paulo Boat Show e que, agora, foram exibidos pela primeira vez na água”, completa Thalita Vicentini.
Com muitos lançamentos e cerca de 100 barcos em exposição, o público também pôde vivenciar experiências náuticas, como mergulho de batismo em um tanque com quase 5 metros de profundidade, passeios de veleiro pela Baía de Guanabara, paineis com 40 especialistas do setor, o Náutica Talks, desfile noturno de embarcações e a estreia da expedição de motoaquáticas da Sea-Doo, que reuniu mais de 50 pilotos em uma apresentação inédita.

Thalita Vicentini disse também que “o evento é palco para grandes anúncios, a exemplo de estaleiros que apresentaram novidades de suas marcas que virão ao longo do ano e também da exposição do protótipo do primeiro barco movido a hidrogênio verde do Brasil, uma iniciativa do Grupo Náutica, através do JAQ, e da Itaipu Parquetec. Isso agrega ainda mais valor à experiência do público e reforça a importância do evento para o setor de iates de luxo”.

A visitante Schirley Rodrigues, que esteve no Rio Boat Show pela primeira vez, se aventurou no passeio de vela promovido pela CL Vela. “O evento superou todas as minhas expectativas. Vim sozinha mas fui muito bem acolhida. Tive a oportunidade de velejar pela Baía de Guanabara, conhecer algumas lanchas, algo que nem sempre conseguimos fazer, seja por falta de tempo ou de acesso. Foi uma vivência muito especial pra mim. Sou apaixonada por esse universo náutico e já estou dando os primeiros passos, inclusive, já comecei o curso de arrais amador para me aprofundar ainda mais”, compartilha.

“Foi minha primeira vez no evento e fiquei impressionado com a diversidade de produtos e com as inovações apresentadas. Gostei muito da forma como os espaços são aproveitados nas lanchas, com destaque para a estrutura de som, conforto e tecnologia. Já estou ansioso pelo próximo”, disse Habacuque Araújo Rodrigues, visitante do Rio de Janeiro.
“É minha segunda vez no Rio Boat Show, mas foi a primeira vez que tive coragem de fazer o batismo de mergulho no tanque e foi uma experiência encantadora. No início, bate aquela preocupação, mas a equipe foi super atenciosa e me tranquilizou. Quando mergulhei de novo, foi fantástico. Fiquei impressionada. Se no tanque já foi incrível assim, imagina no mar”, comentou Isabela Lima, visitante do Rio de Janeiro.
www.rioboatshow.com.br