Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
São Paulo-SP, Brasil

Centro de manutenção na Flórida suportam jatos Falcon nas Américas
Lanchas NX Boats com FIDC exclusivo oferecem experiências sofisticadas
Empreendimentos de alto padrão da J.A. Russi no mercado imobiliário
Setor gera R$ 47,2 bi e atrai investidores a Itapema,

Concertos e Cultura no 55º Festival de Inverno Campos do Jordão 2025

Programação de Música Clássica com bolsas de estudo e eventos em Campos do Jordão e São Paulo

Publicidade

Música e Cultura no Festival de Inverno de Campos do Jordão 2025

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão 2025 chega à sua 55ª edição, promovendo o turismo cultural em São Paulo. A programação artística acontece de 5 de julho a 3 de agosto e está dividida entre oito locais de apresentações, sendo quatro em Campos do Jordão e quatro na capital paulista. O Festival é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Para esta 55ª edição, o público poderá conferir mais de 80 concertos gratuitos em Campos do Jordão, distribuídos entre quatro locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (sábados e domingos); a impactante Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista (sábados, domingos e também em 31 de julho) e que além de tudo, conta com uma belíssima vista das montanhas; e o histórico Espaço Cultural Dr. Além, que volta a integrar a programação do Festival depois de seis anos, com agenda distribuída durante a semana.

A capital paulista recebe uma programação repleta de atrações: na Sala São Paulo os concertos ocorrem aos sábados e domingos, na Sala de Concertos; nos dias 8, 9 e 11 de julho, aconteceu na Sala do Coro; e ao longo de todo o evento, na nova Estação Motiva Cultural, destacando eventos culturais de São Paulo em 2025. A organização dos eventos repetirá nesta edição a parceria iniciada em 2024 com o Instituto Mackenzie, com três recitais de professores e bolsistas, entre 23 e 25 de julho.

Considerado a “espinha dorsal” do Festival, seu Módulo Pedagógico oferece nesta edição 141 bolsas de estudo de música clássica: são 123 bolsas para instrumentistas, seis para regentes, seis para pianistas e seis para violonistas. Durante um mês, os alunos participarão de atividades de Orquestra, Música de Câmara (Instrumento), Núcleo de Música Antiga (dividido em Grupo Instrumental e Madrigal), Camerata, Regência, Piano e Violão, além de integrarem a Orquestra do Festival de Campos do Jordão, a Orquestra Bach do Festival (de Música Antiga) e a Camerata do Festival — todas com diversos concertos agendados em Campos do Jordão e em São Paulo.


PRÊMIOS E BOLSAS

O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de traslado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá, ainda, premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades do Festival com bolsas na Academia de Música da Osesp.


SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música clássica em Campos do Jordão a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo das 54 edições anteriores, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.


REALIZAÇÃO

A 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio de Sabesp, Itaú, Yelum Seguradora e Toyota, e apoio de UNISA, Minalba e CAS Tecnologia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Paulo Gustavo. Parceiro de Mídia: Folha de São Paulo. Apoio institucional: Emesp Tom Jobim e Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. O evento tem direção geral de Marcelo Lopes, coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação de planejamento artístico de Gabriela de Souza. A coordenação de produção executiva e técnica é de Alessandra Cimino.

www.festivalcamposdojordao.org.br

Publicidade

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

As principais notícias em sua caixa de entrada

Publicidade

Publicidade