Quarta-feira, 16de julho de 2025
São Paulo-SP, Brasil

Empresa escolheu modelo por sua versatilidade e modernidade
Hospedagem boutique com gastronomia exclusiva e vistas deslumbrantes
Navio Premium oferece novas suítes e gastronomia em viagens exóticas
Empresa leva sua expertise em compartilhamento e gestão de aeronaves

Concertos e Cultura no 55º Festival de Inverno Campos do Jordão 2025

Programação de Música Clássica com bolsas de estudo e eventos em Campos do Jordão e São Paulo

Publicidade

Música e Cultura no Festival de Inverno de Campos do Jordão 2025

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão 2025 chega à sua 55ª edição, promovendo o turismo cultural em São Paulo. A programação artística acontece de 5 de julho a 3 de agosto e está dividida entre oito locais de apresentações, sendo quatro em Campos do Jordão e quatro na capital paulista. O Festival é uma realização da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Para esta 55ª edição, o público poderá conferir mais de 80 concertos gratuitos em Campos do Jordão, distribuídos entre quatro locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o tradicional Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (sábados e domingos); a impactante Capela São Pedro Apóstolo, localizada no Palácio Boa Vista (sábados, domingos e também em 31 de julho) e que além de tudo, conta com uma belíssima vista das montanhas; e o histórico Espaço Cultural Dr. Além, que volta a integrar a programação do Festival depois de seis anos, com agenda distribuída durante a semana.

A capital paulista recebe uma programação repleta de atrações: na Sala São Paulo os concertos ocorrem aos sábados e domingos, na Sala de Concertos; nos dias 8, 9 e 11 de julho, aconteceu na Sala do Coro; e ao longo de todo o evento, na nova Estação Motiva Cultural, destacando eventos culturais de São Paulo em 2025. A organização dos eventos repetirá nesta edição a parceria iniciada em 2024 com o Instituto Mackenzie, com três recitais de professores e bolsistas, entre 23 e 25 de julho.

Considerado a “espinha dorsal” do Festival, seu Módulo Pedagógico oferece nesta edição 141 bolsas de estudo de música clássica: são 123 bolsas para instrumentistas, seis para regentes, seis para pianistas e seis para violonistas. Durante um mês, os alunos participarão de atividades de Orquestra, Música de Câmara (Instrumento), Núcleo de Música Antiga (dividido em Grupo Instrumental e Madrigal), Camerata, Regência, Piano e Violão, além de integrarem a Orquestra do Festival de Campos do Jordão, a Orquestra Bach do Festival (de Música Antiga) e a Camerata do Festival — todas com diversos concertos agendados em Campos do Jordão e em São Paulo.


PRÊMIOS E BOLSAS

O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de traslado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá, ainda, premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades do Festival com bolsas na Academia de Música da Osesp.


SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música clássica em Campos do Jordão a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo das 54 edições anteriores, o evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.


REALIZAÇÃO

A 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio de Sabesp, Itaú, Yelum Seguradora e Toyota, e apoio de UNISA, Minalba e CAS Tecnologia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Paulo Gustavo. Parceiro de Mídia: Folha de São Paulo. Apoio institucional: Emesp Tom Jobim e Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. O evento tem direção geral de Marcelo Lopes, coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação de planejamento artístico de Gabriela de Souza. A coordenação de produção executiva e técnica é de Alessandra Cimino.

www.festivalcamposdojordao.org.br

Publicidade

ASSINE A NOSSA NEWSLETTER

As principais notícias em sua caixa de entrada

Publicidade

Publicidade